Android Marshmallow (6.0)


  O Android Marshmallow, também conhecido como Android 6 ou Android M, é a versão mais recente do sistema do Google para celulares. O lançamento do sucessor do Android Lollipop (5.0) aconteceu em setembro de 2015. 

            ·         Novo sistema de permissões
Basicamente, o aplicativo não irá mais apresentar as permissões que ele precisa na instalação. As permissões serão solicitadas pelo sistema conforme o aplicativo necessitar. (Como o uso do microfone no WhatsApp, por exemplo).
Assim sendo, tudo que o app precisar será declarado na seção de Permissões do Aplicativo, nas configurações. O usuário dessa versão poderá habilitar e desabilitar o que ele não quiser que o aplicativo use. Porém, se for algo pequeno, o aplicativo irá executar corretamente sem permissão. Se alguma função for essencial para o funcionamento do aplicativo, o sistema irá notificar ao usuário que a permissão deve ser ativada.

             ·         Novo gerenciamento de energia
Na versão Marshmallow 6.0 do Android, temos o novo gerenciamento de energia em modo standby. Agora o novo modo de energia (Doze) impede que apps gastem muita bateria quando o celular não está sendo usado.
Ao contrário do sistema padrão para economizar energia, o Doze não precisa ser ativado pelo usuário. O sistema irá detectar se o dispositivo não está executando alguma função e ativará o Doze, que basicamente coloca o seu smartphone para “dormir”. Durante o Doze, o acesso à rede é desativado, assim como a sincronização de aplicativos e Wi-Fi.
O aplicativo pode burlar esse modo de gerenciamento de energia se emitir uma notificação de alta prioridade via Google Cloud Messaging. Caso isso não aconteça, periodicamente, a sincronização de aplicativos e outras funções que gastam bateria serão ativadas por curtos períodos de tempo para checar se há algo de novo.

·       Suporte nativo para suas digitais
Para acompanhar a adoção do sensor de impressões digitais em alguns smartphones, o Google decidiu implementar no próprio sistema uma autenticação que usa seus dados biométricos para realizar operações. O usuário poderá, por exemplo, desbloquear o smartphone, confirmar uma compra ou aprovar alguma transação apenas colocando o dedo no sensor.

·         Gaveta de aplicativos na vertical
O método que estamos acostumados a navegar por entre os aplicativos mudou. Desde o primeiro preview para desenvolvedores, o chamado app drawer já estava diferente: havia grupos de aplicativos organizados em ordem alfabética, com uma rolagem vertical.
Agora, o app drawer é organizado por quatro apps mais usados pelo usuário no topo seguido da grade dos outros aplicativos em ordem alfabética. A rolagem continua sendo de cima para baixo.

·         Melhor integração de aplicativos
O App Links é a nova função capaz de associar URLs a funções internas dos apps, agilizando o processo de seleção. Por exemplo: Em versões mais antigas, o sistema pergunta se você quer abrir uma URL do Youtube no Chrome ou no aplicativo próprio para esse tipo de conteúdo. Com o App Links, o Android já vai saber que o YouTube é a melhor opção.
 Um ponto negativo, dessa nova função, é que apps de terceiros não podem abrir URLs de outros aplicativos diretamente, porém, toda melhora na integração de aplicativos é sempre bem-vinda.

·         Melhorias de compartilhamento
Essa novidade também poupa o usuário de fazer toques desnecessários para chegar onde ele precisa, o que o torna prático. Neste caso, o compartilhamento de conteúdo poderá ser feito diretamente para “alvos específicos” dentro de outros apps, como contatos.
Para compartilhar um link para um amigo no WhatsApp, por exemplo, posso selecionar o contato direto da tela de compartilhamento, sem precisar ir para o aplicativo.
·         Backup automático de apps para o Google Drive
Agora o Google faz com que os dados dos seus aplicativos não sejam perdidos se você trocar de celular, perder ou for roubado. Todos os dados do aplicativo serão criptografados e salvos no Google Drive, então o seu login e configurações serão mantidos no novo aparelho.
O backup automático funciona para todos os aplicativos instalados, sem precisar esperar que o desenvolvedor lance algum suporte adicional. A cópia é feita em um ciclo de 24 horas e o dispositivo não pode estar sendo usado e precisa estar carregando e conectado a uma rede Wi-Fi. A restauração será automática.

·         Modificações no sistema
            O Google decidiu dar mais opções para os usuários fazerem modificações no sistema. O System UI Tuner permite ao usuário alterar o que aparece nas barras de status e configurações rápidas.
Com essa nova função, o usuário poderá personalizar as configurações rápidas do seu smartphone, removendo opções indesejadas no meio daquelas que ele realmente usa. Será possível trocar por uma série de outras mais úteis, deixando o usuário mais confortável.

Visual do sistema operacional:



Leonardo de França Santos– Estudante do 1° ano em técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino médio, Etec São Mateus.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Unknown

Venha conhecer um pouco mais sobre Android com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário