História

Logo Android

História do Android


Quem criou a empresa Android?

O Android surgiu em 2003, na cidade de Palo Alto na Califórnia e foi desenvolvido por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White, empresários já iniciados no ramo da tecnologia, que fundaram a Android Inc.
Na ocasião, Rubin definiu o Android Inc. como: “Dispositivos móveis mais inteligentes e que estejam mais cientes das preferências e da localização do seu dono”. A ideia original dos criadores era lançar um inovador sistema para câmeras digitais, porém, ao verem que o mercado não era tão amplo quanto gostariam, resolveram focar no mercado mobile.

Na época, Rubin e sua equipe ofereceram um novo meio de sistema operacional móvel, ou seja, o Open Source, baseado no Kernel Linux. O sistema constava com uma interface simples, funcional e também integrada a vários instrumentos. A ideia era oferecer um sistema gratuito para todas as pessoas que quisessem ter acesso a ele e também ser simples aos desenvolvedores.

Google comprou o Android.

Quando  a Google adquiriu o Android Inc em 2005, nasceu a Google Mobile Division, divisão de pesquisa em tecnologia móvel da maior empresa do mundo de tecnologia. Apesar de ter causado desconfiança e dúvidas na época, já que muitos achavam difícil uma competição os Windows Mobile, da Microsoft, e o iOS, da Apple.
Os primeiros contratos de parceria surgiram com fabricantes de hardware e software, os quais o Google prometeu um sistema flexível e atualizável.
Depois da Google

Dois anos depois, o Google dá novamente o que falar com uma incrível estratégia, oferecendo 10 milhões de dólares aos desenvolvedores que realizassem os melhores apps para Android partindo da primeira versão pública do Android SDK. É neste ponto que se tornam claras as intenções do Google, que não quer realizar um “gPhone”, mas um dispositivo com um sistema flexível e adaptável, ideia muito distante daquela da Apple. Um ecossistema de software independente (o máximo possível) do hardware e aberto ao mundo dos desenvolvedores, sempre em conformidade com as intenções de Rubin.
Finalmente, em setembro de 2008, a enorme operadora americana T-Mobile anuncia o T-Mobile G1, o primeiro smartphone baseado no Android. Depois de mais ou menos um mês, o Google publica o código-fonte do Android 1.0 sob a licença Apache. Ele, portanto, se torna disponível a todos, e graças a esse fato podemos hoje flashear uma ROM customizada em nossos dispositivos Android.
E uma coisa que muitos consumidores do android não sabem, é que cada versão lançada, recebe um nome de um doce, e sempre a primeira letra desse nome deve começar em ordem alfabética. 


Sobre as versões/ Linha do tempo Versões

As versões estão detalhadas e explicadas, na
seção “Versões”


ALPHA - 28 de setembro de 2008
BETA - 9 de fevereiro de 2009


CUPCAKE - 30 de abril de 2009
DONUT - 15 de setembro de 2009

ECLAIR - 26 de outubro de 2009
FROYO - 20 de maio de 2010
GINGERBREAD - 6 de dezembro de 2010
HONEYCOMB - 22 de fevereiro de 2011
ICE CREAM SANDWICH - 19 de outubro de 2011
JELLY BEAN - 9 de julho de 2012
KITKAT - 15 de janeiro de 2014
LOLLIPOP - 3 de novembro de 2014
MARSHMALLOW - 5 de outubro de 2015



Responsáveis:
·         Quem criou a empresa Android?
·         Google comprou o Android.
  • Gabriel Batista Antonopoulos – Estudante do 1° ano em técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino médio, Etec São Mateus.


·         Depois da Google
  • Kristhephany Bonanho Alencar– Estudante do 1° ano em técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino médio, Etec São Mateus.
  • Matheus Fernandes Magalhães – Estudante do 1° ano em técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino médio, Etec São Mateus.


·         Sobre as versões./ Linha do tempo Versões
  • Leonardo de França Santos– Estudante do 1° ano em técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino médio, Etec São Mateus.
  • Kristhephany Bonanho Alencar– Estudante do 1° ano em técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino médio, Etec São Mateus.

Referencia bibliográficas


 CONTEXTO HISTÓRICO

2008
ALPHA - 28 de setembro de 2008
Em 2008, ano que foi lançada a primeira versão do Android, ocorrem vários acontecimentos ao redor do mundo:
- Barack Hussein Obama, se torna o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos da América, vencendo a eleição presidencial com sua campanha “ Yes, we can”, que contagiou e deu esperança a população.
- Fidel Castro, após 50 anos, anuncia sua renúncia ao comando de Cuba e das forças armadas. Agora, quem assume seu cargo é seu irmão, Raúl Castro.
- Nas Olimpíadas de Pequim, o Brasil faz bonito, conquistando 15 medalhas, tendo 3 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata 8 medalhas de bronze.


2009
BETA - 9 de fevereiro de 2009
CUPCAKE - 30 de abril de 2009
DONUT - 15 de setembro de 2009
ECLAIR - 26 de outubro de 2009
Em 2009, ano que foram lançadas as versões Beta, Cupcake, Donut e Eclair, o mundo está em constante atividade, tendo acontecimentos importantes:
- Na tarde de 25 de junho, morre o maior cantor de música pop da história, Michael Jackson, que sofreu uma parada cardíaca por conta da overdose de remédios.
- A Gripe Suína, vinda do México, se torna a mais nova pandemia.
- Pela primeira vez na história, o Brasil se torna palco das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa terá o direito de sediar uma edição dos Jogos Olímpicos.

 2010
FROYO - 20 de maio de 2010
GINGERBREAD - 6 de dezembro de 2010
Em 2010, ano em que foi lançada as versões Froyo e Gingerbread, o mundo teve seus acontecimentos importantes:
- No Brasil, é eleita a primeira mulher na presidência da república: Dilma Vana Rousseff. Vence com 56% dos votos dos eleitores brasileiros.
- Forças militares e policiais brasileiras retomam o controle do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, onde era ponto de tráfico de drogas.
- No Chile, 33 mineradores que ficaram soterrados na Mina San José, são resgatados e voltam com vida, comovendo o mundo.
- A Espanha vence a primeira Copa do Mundo sediada em território africano, na Copa de 2010, África do Sul.

2011
HONEYCOMB - 22 de fevereiro de 2011
ICE CREAM SANDWICH - 19 de outubro de 2011
Em 2011, ano em que foram lançadas as versões Honeycomb e Ice Cream Sandwich, temos vários acontecimentos importantes:
- Osama Bin Laden é assassinado em uma operação das forças especiais norte-americanas após 10 anos de perseguição.
- No bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, ex– aluno entra na Escola Municipal Tasso da Silveira, atira nos estudantes e logo após se suicida. Ficou conhecido como o Massacre de Realengo.
-Terremoto mata 15 mil habitantes no Japão, Tsunami deixa 25 mil vítimas no Japão.


2012
JELLY BEAN - 9 de julho de 2012
Em 2012, ano em que foi lançada a versão Jelly Bean, ocorrem diversos fatos importantes no mundo:
- Vídeo viral no Youtube: Gangam Style.
- A ONU faz o histórico reconhecimento da Palestina, porém, estando longe de alcançar a paz no oriente médio.
- Morre, aos 104 anos, o maior arquiteto do Brasil, Oscar Niemeyer. Faleceu devido a uma infecção respiratória.

2014
KITKAT - 15 de janeiro de 2014
LOLLIPOP - 3 de novembro de 2014
Em 2014, ano de lançamento das versões Kitkat e Lollipop, tivemos acontecimentos importantes ao redor do mundo:
- A nova epidemia do Ebola, vinda da África
- O avião do Voo MH370 da Malaysia Airlines desaparece misteriosamente com 239 pessoas a bordo.
- Míssil derruba avião e mata 298 pessoas, que sobrevoava em uma zona controlada pelos separatistas pró-russos no Leste da Ucrânia.
- Morre o ator Roberto Bolaños, que interpretava o personagem Chaves em seu seriado.

2015
MARSHMALLOW - 5 de outubro de 2015
Em 2015, ano que foi lançada a versão Marshmallow, ocorrem vários acontecimentos ao redor do mundo:
- Série de atentados terroristas em Paris, na França.
- O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, autoriza a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
- A Nasa faz a descoberta de água líquida em Marte.
- Rússia inicia bombardeios contra o estado Islâmico

Leonardo de França Santos– Estudante do 1° ano em técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino médio, Etec São Mateus.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.mundodastribos.com/retrospectiva-2015-os-fatos-marcantes-do-ano.html


Curiosidades envolvendo a história do Android.

Por que o símbolo do Android é um robô verde?
O Android é logo que nos dias de hoje é muito conhecido e é extremamente valorizado, por[em a criadora desse robozinho ( Irina Blok )  não tinha ideia de que seu robô iria se tornar um ícone da informática porque ela criou esse robô com a intenção de não chamar a atenção das pessoas mas sim agradar os desenvolvedores.
Inicialmente as pessoas achavam que o símbolo era inspirado nas figuras das portas dos banheiros masculinos e femininos porem em uma entrevista a o jornal New York Times (um dos principais jornais do cidade de Nova Iorque) Blok desmente essa história e diz que " a ideia era criar algo com que todos pudessem se identificar e algo que os desenvolvedores particular mente gostassem".
Algumas curiosidades dessa criação era que Blok não trabalhava mais na Google por isso as pessoas não tinham ideia de como iria ficar o logo outra curiosidade era que Blok criou sozinha o símbolo do Android
o símbolo do Android é open-source então as pessoas podem modificar o símbolo por isso que em algumas versões  do Android o logo é diferente por exemplo a versão  4.0 KItKat o mascote adotou um visual de um chocolate ou a versão 5.0 Lollipop o símbolo ganhou um formato de pirulito .

Por que as versões do Android tem nome de doces?
Bom tudo que sabemos sobre esse fato curioso onde o Android põem o nome de doces nas versões é que todo isso começou na versão 1.5 Cupcake que deu origem a uma piada interna e graças a essa piada o Android começou a tradição de batizar o nome das versões com o nome de doces.
Em outra ocasião mais especificamente na apresentação da versão 4.0KitKat a Google explicou que o significado das versões terem nomes de doces está diretamente ligado ao motivo de que os aparelhos Android adoçam nossas vidas.
Todas as versões do Android tem um nome de um doce isso ajuda na hora de organizar os nomes porque além de serem nomes muito fáceis de serem lembrados também estão organizados em ordem alfabética.

Por que a Google comprou o Android, e por que em 2007?
A Google comprou o Android para poder entrar na "guerra" entre a Apple e a Microsoft.
E por que em 2007? porque em 2007 3 bilhões de pessoas tinham acesso aos celulares então a empresa que tivesse uma plataforma para os celulares seria a empresa mais rica e poderosa da época.
A Apple começa sua jogada de mestre criando a Apple criando o Macintosh e o iphone, então a Microsoft em uma resposta a Apple cria a empresa Microsoft e cria o Windows e revoluciona o mundo dos computadores.
Então a Google dona de mais da metade dos meios de pesquisa para não perder a guerra ela compra em 2007 o Android por 50 milhões de dólares migrando da área dos computadores para a área dos celulares outro motivo que a Google teve para comprar o Android foi para devolver o golpe que a Microsoft de na Apple no ano de 1985
As pessoas pensavam que o Android não iria dar em nada porem acabou se tornando um dos melhores sistemas operacionais do mundo
As pessoas começaram a falar que os celulares da Android era uma copia dos celulares da  Apple para mostrar que a Google não copiou a apple ela cria os smartphones com as versões do android

Gabriel Batista Antonopoulos – Estudante do 1° ano em técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino médio, Etec São Mateus.


Referências bibliográficas

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI6849-15273,00.html

Unknown

Venha conhecer um pouco mais sobre Android com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário